CREAD

O Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (CREAD - MG), localizado na Rua Rio de Janeiro, 471 - 3º andar/ região central de Belo Horizonte, é um pólo de implementação da Política Estadual sobre Drogas. A entidade tem por objetivo personalizar o atendimento ao usuário de substâncias psicoativas e seus familiares, propiciar conhecimentos e orientações sobre o uso indevido de álcool e outras drogas. Os serviços de atenção ao dependente químico, são oferecidos gratuitamente para os moradores e cidadãos mineiros.

Dentre os serviços oferecidos, estão: orientação de familiares, amigos e parentes, quanto a procedimentos e atitudes em relação à dependência química, no contexto familiar; o estímulo a ações que busquem o bem estar físico, emocional e a reinserção social. 

O CREAD tem por finalidade, ainda, a manutenção de banco de dados que propicie a avaliação do perfil epidemiológico dos usuários. Os dados são coletados a partir da integração com os serviços do Programa Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico e o Programa Aliança Pela Vida. 

A sede do CREAD disponibiliza salas para realização de reuniões de grupos de mútua ajuda, como o Narcóticos Anônimos e Amor Exigente. Estes grupos não têm filiação com o CREAD, sendo disponibilizado apenas o espaço físico para realização destes encontros. 

Outros serviços:

  • Lig Minas - 155 opção 1: O Lig Minas é uma central de atendimento telefônico pelo qual o usuário de drogas, familiares e público geral são orientados sobre serviços prestados pelas instituições integrantes da Rede de Atendimento de sua localidade e daquelas conveniadas com o Governo de Minas. A ligação é gratuita, inclusive de celular.
  • Centro de Acolhimento SOS Drogas:  Oferece acolhimento e orientação gratuita especializada aos usuários de álcool, tabaco e outras drogas, e seus familiares. Quando necessário, realiza encaminhamento para as instituições especializadas no tratamento. Mais informações - 155 opção 1. 
  • Grupos de Acolhimento:  Grupos de família, usuários de álcool e outras drogas, com objetivo de compartilhar experiências, aprendizados, criando alternativas mais eficazes para lidar com a dependência química.
  • OMID (Observatório Mineiro de Informações sobre Drogas: Trata-se de uma rede de informação jornalística e científica, de dimensão local e global, que visa superar os limites do tempo e do espaço entre o público e os acontecimentos.

____

Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas
Rua Rio de Janeiro, 471 - 3º andar, Centro/Belo Horizonte
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h.
Telefone (31) 2129-9378